20 de outubro de 2004

Essência da Vida

Despertou quando um raio de sol mais obstinado teimou em atravessar a espessa camada de nuvens e ir espreitar o que se passava por detrás daqueles buraquinhos, que inundavam o quarto de uma calma sonolenta.

Abriu um olho, depois o outro e deixou aquele solitário raio de sol desvendar-lhe a realidade de um novo dia, um dia de sonho vestido a cinzento. Levantou-se lentamente espanando os vestígios da preguiça pelo chão do quarto. Dirigiu-se à janela, subiu a persiana e convidou o raio solitário de sol a entrar para partilhar com ele a alegria de encarar um novo dia como se fosse o primeiro de muitos que ainda lhe restavam viver.

Por entre a face tristonha e austera do céu nessa manhã, pareceu-lhe antever um sorriso pintado a azul. Pensou em sair e aproveitar ao máximo a luz daquele sorriso, iluminado por um tímido sol de Outono. Longe do seu farol pensou, que lhe apeteceu sair e passear.

O cheiro a terra molhada e o tonificante calor dos poucos raios de sol que agora acompanhavam o corajoso amigo que o tinha despertado, estimulavam na sua mente um apetite voraz por sair e passear entre árvores, pedra e fortes ruídos naturalmente calmos e suaves. Pisar a esponjosa turfa que começa a formar-se com a chegada da chuva. Contemplar as cores da moda da estação, com as árvores vestidas de mil e um tons de amarelo, vermelho, laranja, castanho, verde e mais muitos mais, todos singularmente bonitos, numa combinação perfeita, como só a natureza poderia harmonizar na sua infinita sabedoria.

Vestiu-se apressadamente numa corrida entre o pequeno-almoço e outras tarefas que rotineiramente nunca se lembrava de ter realizado. Por fim de casaco vestido e chave do carro na mão saiu em direcção ao paraíso. Pelo caminho reparava nas ruas desertas, no sol cada vez mais acolhedor, no céu mais risonho e pensava nos milhares de pessoas que continuavam encerradas na escuridão dos seus quartos alheios à beleza impar daquele dia de sol, após tantos dias de chuva.

Finalmente chegou ás portas do jardim do éden. Estacionou o carro, apertou o casaco para se proteger do frio e partiu por entre as árvores admirando a força que sentia transmitir-lhe aquele idílico lugar. Por entre árvores de folha caduca que pintavam de tons quentes a paisagem, o horizonte era aqui e além salpicado pelo verde de outras árvores de folha permanente, as quais conferiam uma diversidade e uma harmonia que dificilmente conseguiria explicar.

Continuou a caminhar por carreiros, veredas e trilhos íngremes sem se preocupar onde o iriam levar. Sem dor e com a alegria que o vento frio transportava em cada investida percorreu os metros que o separavam de uma fonte, a qual a água ao longo de muito anos desenhara na pedra dura de granito, lenta e pacientemente.

Juntou as mãos que colocou sob a água fria que brotava do seio da terra. Depois conduziu cuidadosamente as mãos até aos lábios e deixou aquela frescura natural invadir-lhe a alma.

Estava ainda imerso na frescura tonificante daquela água, ouvindo apenas a melodia compassada da natureza quando uma voz atrás de si lhe disse:

- Não vai beber a água toda, da fonte da juventude? Desculpe, mas eu também não quero deixar crescer a criança que vive dentro de mim.

Sem se virar, sentiu que aquele solitário raio de sol não o tinha iluminado acidentalmente naquela manhã.



0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home

]]>